17 dezembro 2009

 

Respeitinho é bonito

É usual ler-se comentários que começam por “Já a minha mãezinha dizia…”.
Hoje apetecia-me começar assim, mas o facto é que a minha mãe nunca me disse aquilo em que estou agora a pensar.
Acho até que na maioria das vezes, há para aí muitos filhos a atribuir as opiniões às mãe, sem estas poderem desmentir tal facto (pobres senhoras).

Uma coisa é certa, a minha mãe contribui de forma muito positiva para o meu sentido de respeito pelos outros e assim pretendo manter-me.
Mas o problema é que além de mim poucos mais respeitam seja quem for.

Sou pontual e essa é uma das características de quem gosta de respeitar os outros.
Hoje, para evitar contratempos, decidi ir mais cedo e apanhar o comboio que parte 15 minutos antes do que usualmente costumo apanhar.
Entro, passam 5 minutos e o comboio não arranca.
Passam mais 5 minutos, mais 10 minutos e em simultâneo com a chegada do comboio que costumo apanhar chega a 1ª informação:

“Devido a uma anomalia técnica, teremos de aguardar a substituição da locomotiva”

Paciência, imprevistos acontecem e eu sou o primeiro a aceita-los, mas não houve qualquer preocupação pelos passageiros.
Podiam informar que devido a uma anomalia, os passageiros poderiam transitar para o outro comboio, mas isso dava muito trabalho.
Resultado, depois de 1 hora de espera (e muitos outros comboios terem passado) lá começou o meu a andar.

É nestas pequenas coisas que se vê a falta de respeito pelo outros. É tudo muito mais simples bastando um “agradecemos a vossa compreensão” no fim, em que “Vossa” é com “v” pequeno e está a andar.

Decididamente o meu respeito e a minha preocupação pelos outros influencia muito pouco a média do respeito em Portugal.

p.s. Devido ao atraso, a minha viagem que costuma durar cerca de 1 hora, hoje durou apenas 48 minutos.
Será que me enganei e hoje já andei de TGV?
Ou será que nunca houve interesse em melhorar a duração das viagens para justificar o TGV? Já os correios adoptaram em tempos uma estratégia semelhante para impor depois o correio azul. Mas sobre os correios também tenho uma para contar.
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?