09 dezembro 2006

 

Comunicar é manipular

Tenho andado envolvido em algumas discussões em outros blogues sobre o tema comunicação.

Lembro-me de um dos meus primeiros trabalhos de comunicação social, no qual me atrevi a formular a seguinte hipótese:

"Todas as notícias se influenciam umas às outras segundo a sua ordem e/ou proximidade. A política editorial assim o faz e quando não o faz é por lacuna ou incompetência."

Era tão fundamentalista em relação a este princípio, que chegava até a defender que algumas empresas que pagam publicidade, poderiam pedir indemnizações caso os seus anúncios fossem lesados pela carga negativa de algumas notícias publicadas na mesma página.

Mas tudo isto para afirmar que todos somos manipulados pelas notícias, boatos, imagens, temas, sequências musicais, etc. E se tal não está a acontecer neste momento, alguém deveria estar a ser despedido porque não faz o seu trabalho.

Claro que muita coisa é deixada ao acaso e muitas vezes o efeito até nem é o esperado, mas tem de haver sempre alguém consciente por detrás deste macro plano.

Este tema dá para fazer muitos livros e detesto escrever posts longos demais (pois também não gosto de os ler em outros lugares), por isso e como uma imagem vale mil palavras, reparem na ordem destas duas imagens aqui ao lado e interpretem-nas. As más intenções apenas estão na cabeça de cada um (na minha certamente, mas que se lixe).


Comments:
Nem mais ...!

A maldade está na nossa cabeça e não nas palavras!

Um BOM FDS!
Um abraço da Matilde e Cª!
 
De mal intencionados está o mundo cheio, confesso q a minha cabeça me trai mts vezes!!
 
Não me digas que também és licenciado em Com. Social! Sou ex-ISCSP.
 
A questão é se a maldade está só na interpretação das coisas, ou na criação de coisas passíveis de serem mal interpretadas...
 
A maldade está na cabeça de todos e por isso o meu amigo fez de preposito, não vale.
 
quem comunica pretende passar uma mensagem. Nos tempos que correm a maioria das mensagens são manipuladoras.Quer no sentido prático da palavra quer no sentido subliminar. E isso a Publicidade é mestre. Repara que até em dados factuais como números existe manipulação. Há sempre diversas formas de ler os números. Evoluimos no PIB - O Governo diz que é bom.
Aumentamos a distancia em relação aos nossos parceiros europeus -disso o Governo não fala.
Quem está a manipular? Os números, o Governo ou eu?
 
Ao ver estas imagens chego à conclusão que não sou eu que tenho uma mente preversa mas que são as pessoas que não sabem o que fazem
 
Open .. o quê??!
... com este frio!!!!
 
:) se ainda havia duvidas...
bem, mas é realmente certo q a mesma mensagem pode suscitar diversos sentidos. depende sempre da cabeça pensadora q as recebe... e nós somos um povo danado para a paródia, o que querem???
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?