29 março 2006

 

Bom dia ... Atrasado

Há pessoas que não se sabem cumprimentar na rua.

Passam por mim e SEM PARAR dizem:

- Bom dia como está?

Mas afinal querem mesmo saber como é que eu estou, ou apenas dizem o ‘como está’ sem terem noção de que estão a perguntar?

Na realidade, não tenho muito interesse em dizer como é que estou, mas fico sempre com a necessidade de ter de responder ‘qualquer coisinha’, porque SOU EDUCADO!

PIOR AINDA, eles nem param e eu nem respondi (logo sou mal educado).

Esta maneira das pessoas falarem sem saber o que de facto estão a fazer, lembra-me de quando eu era criança e andava na escola primária. Quando líamos todos um texto em conjunto e analisávamos a gramática.

Por exemplo, o texto tinha qualquer coisa do género: “É a mim que ele diz ...” e dizíamos todos em coro o que significava cada palavra:

“É – é uma forma do verbo ser, está no Presente Indicativo, na 3ª pessoa do singular, eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são.”

Como dizíamos todos em coro, muitas fezes não pronunciávamos exactamente o que era cada uma das palavras, limitando-nos a fazer um som tipo ‘lá-lá-lá Lá’ ou ‘uhm-uhm-uhm Uhm

A minha cantilena preferida era a dos pronomes pessoais
mim – é um pronome pessoal,
eumemi mi,
tuteti ti,
eles ou elas os alhi,
nós nus connosco,
vós vús convosco,
eles ou elas os a lhes

Pois é verdade, nem eu aprendia nada, nem quem anda por aí a cumprimentar o vizinho alheio aprendeu o que devia.

A partir de hoje, a quem me perguntar de passagem como está, digo ATRASADO. É uma forma educada de dizer que não tenho tempo para uma conversa ‘fait divers’, mas sobretudo, é uma abreviatura de:

“Mete-te na tua vida meu grande ATRASADO e vê lá se sabes o que dizes!”

P.S. para quem não sabe quais são os pronomes pessoais, aqui ficam eles:
eu, me, mim comigo, tu, te ti, contigo, ele, ela, se, si, o, a lhe, consigo, nós, nos, connosco, vos, vós convosco, eles, elas, se os, as, lhes.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?