25 fevereiro 2006

 

Feriado de 2ª classe


Na próxima 3ª feira comemora-se o Carnaval, que tanto quanto consta, trata-se do festejo mais antigo da humanidade.

A origem do Carnaval remonta às Festas Egípcias que homenageavam os deuses ligados ao culto da fertilidade.

Mais tarde, continuaram a ser celebradas pelos gregos e pelos romanos (Festas Lupercais, Saturnais e até pelos não menos famosos Bacanais).

Estas celebrações exaltavam à vida e antes da reforma do calendário, o ano começava em Março, pelo que a despedida do ano velho e as boas-vindas ao ano novo aconteciam por esta data.

Com a chegada da cultura cristã, os deuses foram esquecidos mas os festejos mantiveram-se.

O Cristianismo apenas veio refrear os ânimos e relacionar o período do Carnaval com a Quaresma, uma época de abstinência para os crentes.

No que respeita à palavra carnaval, também há muitas teorias, sendo a mais aceite a que explica a derivação do latim “carnem levare”, ou “carnelevarium”, significando “tirar a carne”, por outras palavras, tirar a barriga da miséria antes do começo da quaresma, durante a qual os católicos se abstinham de comer carne.

Mas apesar de toda esta importância (há que relembrar que se não fossem estas festas, havia menos probabilidades de os nossos antepassados nos terem gerado), o feriado do Carnaval sempre foi, e ainda é, considerado facultativo (ver artigo 209º, do código do trabalho – Lei 99/2003) e não obrigatório como o Natal.

Por isso, caluda, não vão os patrões mais zelosos com as metas governativas do nossa país, pôr toda a gente a trabalhar a semana inteira.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?